Sua gengivite pode ser emocional: entenda mais sobre

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em julho 29, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

A gengivite emocional é um problema de saúde bucal que pode ser ocasionado devido ao estresse ou a ansiedade. Isso porque a pessoa quando está ansiosa ou em uma situação de estresse pode acabar deixando os cuidados com a higiene bucal de lado.

O estresse e a ansiedade podem causar diversos malefícios para a saúde de um modo geral. Além disso, esses transtornos emocionais também podem refletir em sérias complicações para a saúde bucal, podendo ser necessário um clareamento dental.

Quando uma pessoa está sob situação de estresse, ela desencadeia a liberação de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores que podem refletir e predispor a doenças por provocar uma baixa imunidade.

A gengivite é uma doença bucal caracterizada pela inflamação dos tecidos da gengiva. Isso ocorre, principalmente, por conta do acúmulo de placa bacteriana em volta dos dentes, que acontece devido aos restos de alimentos que vão se acumulando.

Entre os principais sintomas da gengivite, podemos destacar:

  • Mau hálito;
  • Sangramento ao escovar;
  • Acúmulo de placa bacteriana;
  • Feridas pequenas e pus na boca;
  • Inchaço e vermelhidão na gengiva.

Na gengivite emocional, podem surgir esses sintomas, além dos sintomas causados pelo transtorno mental que pode estar afligindo a pessoa no momento. Para entender melhor essa relação e como realizar tratamentos, leia os tópicos a seguir.

Como identificar a gengivite emocional?

Muita gente não sabe, mas o desequilíbrio da saúde emocional pode afetar a saúde bucal, principalmente em situações de estresse e ansiedade. Hoje em dia, a vida moderna vem exigindo cada vez mais das pessoas.

Isso pode deixar as pessoas mais irritadas, impacientes e ansiosas. Diante disso, pode ocorrer dores, mal-estar e má alimentação, enfraquecendo o organismo, deixando a pessoa propensa a infecções e disfunções bucais.

O nosso organismo, quando está sob estresse, libera hormônios e adrenalina em grandes quantidades, afetando todo o nosso sistema imunológico, afetando estruturas e processos biológicos, inclusive quem utiliza alinhadores invisíveis.

Devido a correria e o estresse do dia a dia, a pessoa pode adquirir maus hábitos de higiene bucal, sendo ainda mais acentuados devido aos fatores de risco, tornando o ambiente mais propício para o surgimento de doenças bucais.

Ou seja, os primeiros sinais de que pode haver uma gengivite emocional são sintomas emocionais, que afligem a pessoa no dia a dia e provoca liberação de hormônios que desregulam o sistema imunológico e provoca maus hábitos alimentares.

Como prevenir a gengivite emocional

Controlar o estresse e a ansiedade pode não ser tarefa fácil, isso porque muitas das vezes a pessoa necessita do apoio de um profissional de saúde mental e acabam não procurando por essa ajuda.

Entretanto, é preciso dar esse primeiro passo para começar a tratar os outros problemas ocasionados pelo desequilíbrio emocional.

Mas lembre-se, assim que identificar os primeiros sintomas da gengivite, procure um para realizar uma limpeza profunda e um clareamento dentário

Isso porque a gengivite não tratada pode levar a uma condição mais grave, a periodontite, que é quando a infecção das gengivas se espalham e atingem tecidos, ligamentos e estruturas dos dentes, podendo causar até mesmo a perda dos mesmos. 

Por isso, realize visitas regulares ao seu dentista de confiança para evitar que esse tipo de situação ocorra, e alie o tratamento dentário ao tratamento da sua saúde mental para evitar que outras situações atinjam a sua saúde, principalmente se você faz tratamento com ortodontia invisível

Outro fator fundamental para o equilíbrio da sua saúde mental e para a sua saúde bucal é manter uma dieta saudável rica em nutrientes e praticar exercícios físicos, isso ajudará a aliviar os níveis de estresse e ansiedade.  

Relação da ansiedade com a saúde bucal

A ansiedade é um transtorno que atinge milhares de pessoas atualmente, e quando não tratada pode provocar diversos problemas para a saúde emocional e física da pessoa, inclusive a gengivite.

Além disso, o sentimento de ansiedade pode retardar a pessoa a procurar ajuda para resolver os problemas, até mesmo procurar um dentista para saber sobre aparelho invisível preço para corrigir o posicionamento dos seus dentes.  

Portanto, não hesite em procurar os meios para viver uma vida mais tranquila, pois além da gengivite emocional, a ansiedade também pode gerar uma série de outras dificuldades para a sua vida, resultando em mais situações de estresse e ansiedade.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.