Saiba como aumentar sua produtividade nos estudos

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por admin
em maio 27, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Ter produtividade nos estudos em meio à era digital é difícil, pois existem várias distrações o que atrapalha a concentração. 

Com o crescimento de inúmeras redes sociais, estudar por um celular ou computador tem sido uma das maiores dificuldades encontradas no cenário atual, isso porque uma simples conferência em uma notificação pode te levar a horas perdidas. 

Precisamos estipular horários para ter esse “lazer” e entender em até que ponto isso está sendo algo positivo ou negativo em relação a sua rotina. 

Não que precisamos parar de mexer em nossas redes, mas devemos estipular limites para nos beneficiarmos.

Em um curso de gestão financeira, por exemplo, devemos ter foco e concentração como uma das principais regras para estudar.

Desvincular de coisas que nos distraem, trará diversas vantagens para a nossa vida profissional, estudantil e até mesmo pessoal.

Se o estudo presencial já distrai e faz perder o foco de vez em quando, o EAD (ensino a distância) é ainda mais complicado. 

Seguindo o exemplo do curso que falamos anteriormente, agora imagine que ele seja, um curso de gestão financeira online? Nesse caso, iria exigir mais disciplina, porque estudar de forma remota pede um policiamento maior.

Se você tem problemas de foco e não consegue se dedicar aos estudos como deveria, está na hora de mudar alguns hábitos e desenvolver métodos para aprender de verdade. Continue a leitura para aprender técnicas que irão mudar a sua vida!

Como aumentar a produtividade nos estudos? 

Para passar no vestibular dos sonhos, ou estudar as matérias da escola, faculdade ou curso que está fazendo, é preciso aumentar a produtividade.

Muitas pessoas acreditam que estudar é só ler uns minutos e pronto. Isso não é verdade. Para obter o aprendizado, é preciso desenvolver algumas técnicas que aumentem o foco. 

A seguir, reunimos algumas estratégias de estudos para ter atenção e nunca mais errar. Vamos aprender:

  • Crie um cronograma de estudos e rotina; 
  • Escolha um ambiente calmo para estudar;
  • Defina um horário em que você seja mais produtivo;
  • Elimine as coisas que mais te distraem; 
  • Coloque uma playlist de músicas tocadas para manter o foco;
  • Faça pausas;
  • Utilize técnicas de estudo.

Descobrindo as estratégias, é preciso se aprofundar em cada uma delas para realmente surtir o efeito desejado. Descubra como:

  1. Crie um cronograma de estudos e de rotina

Manter uma rotina organizada nem sempre é fácil, mas para diminuir os seus problemas e criar um foco no que realmente importa, um cronograma poderá ajudar bastante no seu desempenho.

Para criar um cronograma organizado e que atendam todas as suas expectativas de rotina, é necessário separar quais são as suas prioridades. 

Calcule a quantidade de horas que você tem disponível durante o dia, seja tempo de sono, de estudo, almoço, pausas, lazer e trabalho. Isso faz com que você crie metas, tendo como objetivo a organização de sua rotina.

Por exemplo, você cursa um mba em gestão hospitalar ead, e precisa de três horas por dia para assistir as aulas e realizar as atividades, o cronograma vai auxiliar para que consiga distribuir o seu tempo. 

Com o tempo correto para cada atividade que fará durante o seu dia, vai perceber que terá um melhor rendimento.

  1. Escolha um ambiente calmo para estudar

Nada melhor do que estudar em um ambiente calmo e que não tenha nada que tire o foco do que se está fazendo.

Para que tenha o máximo de concentração possível nos estudos, é primordial estar em um ambiente aconchegante e que não te distraia.

Um lugar sem bagunças, livres de ruídos de dentro e fora da casa te fará ficar 100% concentrado, e tornará o estudo mais interessante, porque quando prestamos atenção sem interrupções, absorvemos melhor o conteúdo.

  1. Defina um horário em que seja mais produtivo

Todo mundo tem um horário em que se sente mais produtivo, e estudar nesse período te fará absorver melhor, pois é o momento em que o nosso cérebro está mais preparado para guardar informações. 

Teste estudar em diversos horários, e veja qual é o melhor para sua produtividade. Notando isso, vai perceber um desempenho grandioso em tudo o que for fazer em relação aos seus estudos. 

No curso de gestão de recursos humanos terá que ser mais produtivo para aprender os conteúdos pois demandam muita atenção. Assim que definir um horário, conseguirá ter mais resultados no curso.

  1. Elimine as coisas que causam distração

Para falar sobre distração, não há melhor exemplo do que as redes sociais, não acha? 

Hoje, com o uso dos celulares, o nosso nível de atenção tem diminuído de forma considerável. 

Ficar longe do aparelho, deixando ele silencioso durante os estudos, fará com que se distraia menos. 

Se nos cursos presenciais, o foco pode ser prejudicado por conta dos celulares, em um curso tecnologo de gestao de pessoas a distância em que você não terá profissionais por perto, apenas de forma remota, corre o risco de perder a atenção nas redes sociais. Por isso, fique longe de tudo que possa te distrair.

  1. Coloque uma playlist de músicas tocadas para manter o foco

Criar uma playlist de músicas clássicas, sons da natureza ou qualquer outro mais tranquilo, pode ajudar no desempenho dos seus estudos. 

Por esse motivo, monte uma lista de músicas e com o seu fone de ouvido, viaje no mundo dos estudos, fugindo do som ambiente que causa distração.

Uma faculdade de gestão de vendas demanda muita atenção, isso porque você irá aprender técnicas de persuasão, entre outras coisas. Tocar uma música clássica enquanto realiza o curso, pode te auxiliar a manter a concentração. 

Utilize esse método não somente nos estudos, mas também, em tudo que você precisar fazer. 

  1. Faça pausas 

Engana-se quem pensa que para aprender precisa ficar estudando por horas. Pelo contrário, ficar tanto tempo só focando em algo pode prejudicar o seu desempenho.

Tenha consciência que é necessário ter pausas para comer, beber água, ir ao banheiro, isso fará com que consiga manter o foco durante o percurso. 

  1. Utilize técnicas de estudo 

Existem diversas técnicas de estudos para que se torne mais fácil o entendimento das matérias mais complexas. 

Faça resumos, pois isso ajuda a entender realmente o que está sendo visto. 

Outra técnica bem utilizada, é a realização de simulados sobre o assunto. Existem diversos sites que testam os seus conhecimentos como se estivesse em uma prova.

Uma outra metodologia muito utilizada também é a pomodoro (divisão do trabalho em bloco de 25 minutos com pausas de 5 minutos) que permite potencializar o cérebro e manter o foco nas atividades. 

Qual a importância da produtividade? 

Ter produtividade é focar nas coisas que realmente importam, ou seja dar prioridades para o que irá te fazer crescer nos estudos ou no trabalho.

Ao ser uma pessoa focada, você economiza tempo e usa ele ao seu favor para realizar atividades que te auxiliam em diversos aspectos.

Quando você faz uma faculdade de gestão de recursos humanos ead por exemplo, sabe que a produtividade é o mínimo para ter sucesso na área, e mantendo a sua em alta, a tendência é se tornar um profissional brilhante. 

O que é necessário para alcançar a produtividade na empresa? 

Produtividade é qualidade e quantidade das tarefas feitas. Usando ela, você gera um crescimento tanto na empresa, quanto de maneira pessoal.

Caso você administre a gestao financeira startup – gestão de empresa emergente – sabe que ser produtivo e motivador fará com que os seus funcionários também se sintam da mesma forma. 

Ser produtivo é o primeiro passo para ser gestor de uma empresa de sucesso e ter colaboradores motivados. Utilize todas as técnicas aprendidas aqui e perceba as mudanças positivas na sua vida profissional.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.