Quem tem dente de leite pode usar aparelho: Entenda mais sobre

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em abril 30, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Muitas pessoas ainda tem o pensamento equivocado quando o assunto é dente de leite, achando que esses, por não serem permanentes, não devem receber a mesma atenção do que os dentes permanentes.

Esse é um pensamento extremamente equivocado, e deve ser repensado, ainda mais se a criança precisar de um tratamento desde cedo.

Uma coisa que muitas pessoas se perguntam, é se alguém com dente de leite, já pode começar um tratamento com um aparelho ortodôntico, ou com um aparelho móvel transparente, por exemplo. 

Por não apresentarem a dentição completa, essa é uma dúvida recorrente, então é pertinente que não se tenha mais essas questões em mente.

Antes de prosseguir, é sempre bom ressaltar que a preocupação com a escovação deve estar presente desde sempre.

Então não importa se é dente de leite, ou dente permanente, uma escovação de no mínimo três vezes ao dia deve ser um hábito criado desde cedo, incentivado pelos pais, ainda mais se utilizar um aparelho invisível.

Como funciona o aparelho ortodôntico

Embora seja uma coisa conhecida pela maioria das pessoas, muita gente ainda não sabe como funciona realmente o aparelho ortodôntico, bem como os casos em que eles são indicados, já que cada pessoa utiliza por um motivo específico. 

As pessoas que utilizam aparelho ortodôntico, normalmente apresentam algum problema na arcada dentária, seja em questão de desalinhamento, seja por algum trauma causado nos dentes.

Até mesmo decorrente da falta de espaço na boca que, em alguns casos, pode ser necessário o uso de uma prótese dentaria.

O aparelho ortodôntico costuma exercer muita pressão sobre os dentes e, com base nessa força mecânica, ele altera o posicionamento dos dentes, de acordo com o que é necessitado pela sua dentição. 

Por mais que a dor seja muito forte no começo, ela dura apenas alguns dias, já que a boca começa a se acostumar com essa movimentação.

Entretanto, o aparelho ortodôntico só é utilizado mediante a uma recomendação profissional, portanto, não vá em qualquer dentista que não seja de sua confiança, pois o aparelho irá modificar sua mordida para sempre.

Portanto, com isso poderá até causar danos nos dentes, fazendo-se necessário o uso de faceta dental para corrigir esses danos.

Após o término do tratamento do aparelho ortodôntico fixo, é muito comum as pessoas passarem a utilizar o móvel, ou algum de retenção, pois será ele que irá “segurar” aquilo que ainda não está totalmente corrigido.

Então vai  fazendo com que todo o tratamento com o fixo não seja perdido, mas excluindo sua necessidade.

Uma coisa que se pode ressaltar, são os principais objetivos de quem utiliza aparelho, já que ele permite corrigir diversas coisas, como, por exemplo:

  • Posicionamento dos dentes;
  • Maior conforto para mastigar;
  • Arcada dentária corrigida;
  • Alinhamento completo dos dentes.

Por isso, se você tem um filho e percebe desde cedo que os dentes deles têm alguma deformidade, não deixe de ir ao dentista o quanto antes, pois quanto mais cedo começar o tratamento, melhor. 

Pode utilizar aparelho com dente de leite?

Uma pergunta que ainda muitas pessoas fazem, é se é possível utilizar aparelho quando os dentes não estão totalmente erupcionados, e a resposta é sim, mas somente em casos específicos.

Outra coisa que as pessoas perguntam bastante, é se há uma idade mínima necessária para realizar alguns procedimentos, como é o caso do clareamento a laser. 

A resposta deve ser dada por um profissional odontológico especialista nessa área estética.

Acerca do tratamento com o aparelho ortodôntico em crianças, dependendo do caso, ele é recomendado em crianças com pelo menos quatro anos de idade, já que é uma idade em que a criança já consegue ter uma maior colaboração com o tratamento.

Os problemas mais comuns tratados são justamente os de mordida cruzada. O importante de se tratar esse problema desde cedo, é que eles serão corrigidos já desde uma idade muito nova.

Isso fará com que eles não sofram tantos problemas na adolescência e na fase adulta, sendo algo extremamente benéfico.

Por fim, vale sempre constar que, qualquer tratamento que você vai realizar, bem como a melhor maneira de se cuidar dos dentes, será instruída da melhor forma pelo profissional odontológico adequado. 

Dessa maneira, a cada seis meses, realize uma consulta para ter o conhecimento de como está os seus dentes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.