Gatilhos mentais para vender mais

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em abril 11, 2022

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Você sabia que os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe e que influenciam a tomada de decisão? 

Esses estímulos podem ativar diferentes mecanismos das pessoas, levando até a reações mais automáticas e emocionais, sem tanta racionalização. 

Assim, saber utilizar os gatilhos mentais pode ser uma ferramenta muito importante para convencer os clientes a comprarem mais em sua empresa.

Isso contribui para gerar resultados, assim como aumentar as vendas. Dessa forma, neste artigo você compreenderá os principais gatilhos mentais usados para as vendas, assim como os benefícios em investir nessa ação! 

Entenda os gatilhos mentais

Existem algumas decisões que nosso cérebro toma, assim como ações que ele realiza, só que de forma inconsciente e automática – economizando energia. 

Esse processo consiste em uma ação natural que o corpo toma, para evitar um desgaste mental e favorecer o processo de tomada de decisões importantes. 

Inclusive, tem várias decisões e ações que as pessoas tomam no dia a dia, sem perceberem, seja por rotina ou pela prática diária. 

Nesse processo natural de poupar energia, o cérebro toma algumas decisões que podem ser baseadas em hábitos, cenários já conhecidos e nesses gatilhos mentais, sendo influenciado também por nossas relações sociais, necessidades básicas do dia a dia e a cultura. 

A partir desse entendimento básico sobre o tema, como os gatilhos mentais podem se relacionar com o marketing digital e as vendas? Confira no decorrer dos próximos tópicos.

Funcionamento dos gatilhos mentais no setor do marketing digital 

Um dos objetivos de uma empresa é aumentar o número de clientes, assim como promover suas vendas e serviços em maior escala.

A partir disso, o segmento do marketing realiza um estudo importante que irá analisar o comportamento da pessoa, ajudando no entendimento sobre como o processo de decisão e a jornada de compra do cliente funciona. 

Ou seja, é possível investir em elementos e informações, como:

  • Dúvidas;
  • Preferências;
  • Gostos;
  • Hábitos;
  • Formas de vida do consumidor. 

Com esse conhecimento acerca do público-alvo, suas necessidades e padrões de comportamento, é possível pensar quais são os melhores gatilhos mentais e técnicas de persuasão para convencer o cliente a comprar em sua loja. 

O marketing também pode se apropriar dessas estratégias para melhorar o relacionamento com o cliente, assim como seus mecanismos de comunicação. 

Dessa forma, você irá conhecer 5 gatilhos mentais que são principais no momento de integração entre o marketing e o cliente, otimizando as vendas e as respostas para as campanhas. 

5 principais gatilhos mentais

Agora que você já conhece o que são os gatilhos mentais e sabe que eles podem ser utilizados no marketing digital para promover as vendas em uma empresa, vamos conhecer os 5 principais gatilhos que podem ser utilizados em seu negócio. 

  1. Prazer x dor

É muito comum que evitemos sentir dor e que busquemos pelo prazer no momento de lidar com alguma situação. 

É muito positivo ser recompensado após um esforço, se sentir amado e respeitado. 

Dessa forma, o marketing pode utilizar essa estratégia para mostrar como uma compra pode aliviar as dores da pessoa e agregar satisfação e prazer, sendo uma solução melhor a determinada dor – por exemplo.

  1. Preenchimento por meio do amor 

Uma das necessidades do ser humano é amar e se sentir amado. 

Assim, se sua empresa demonstra amor, carinho e respeito pelo cliente, é muito provável que isso gere um encantamento e a vontade de permanecer em contato com seu negócio. 

  1. Ato de se sentir significante

Outro elemento que o ser humano ama sentir é o sentimento de valorização, de ser único e, ainda mais, de ser importante para uma pessoa ou empresa. 

Dessa forma, por meio de ações voltadas para a personalização, sua empresa pode trabalhar com o aspecto de significância para o cliente, demonstrando levar suas opiniões em consideração. 

Essa ação é importante porque mostra que o cliente não é mais um contato, mas sim alguém especial e único para o seu negócio. 

  1. Necessidade por meio da escassez

Sem dúvidas, o setor de marketing e vendas utilizam muito o gatilho mental da escassez, que é utilizado para demonstrar que um produto ou elemento está acabando. 

Nesse caso, as pessoas sentem que precisam “correr” para aproveitar uma chance, promoção ou desconto. 

Esse item está muito associado a uma ideia de sobrevivência e que a falta de um produto ou serviço pode causar um problema. 

  1. Ideia de urgência e convencimento

Além de gerar uma ideia de sobrevivência como o gatilho anterior, a urgência pode despertar o interesse da compra pelo cliente devido a sensação de uma oportunidade única e inesgotável. 

Ou seja, a ideia de urgência trabalha com a questão do tempo e da perda de prazos e de potenciais benefícios. 

Por isso, é comum vermos anúncios com “corra, que é só até amanhã”, ou até mesmo um desconto que vale somente naquele dia e que é utilizado para despertar a atenção do seu cliente. 

Ao identificar qual o objetivo de cada campanha e o perfil de consumidor que a marca apresenta, escolher qual gatilho usar se torna mais fácil, bem como as ações mais efetivas.

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