Conheça algumas formas de ajudar seu cão a emagrecer

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 27, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Confira 3 dicas para que seu cão emagreça de forma saudável, alimentando-se, descansando e exercitando-se adequadamente

Quem resiste à carinha de pidão que os cachorros têm? Ninguém, não é mesmo? Isso porque eles não se aguentam de tanta alegria quando recebem um petisco e fazem de tudo para demonstrar o quão são gratos ao pedacinho de comida que receberam.

Entretanto, esse hábito pode extravasar e acabar aumentando o peso do peludo. Sim, eles são muito fofos quando estão gordinhos, mas a saúde deles pode estar em risco. O sobrepeso e a obesidade, além de degradarem o bem-estar do animal, também podem ajudar no surgimento de doenças cardíacas e respiratórias, além de causar danos nas articulações, entre outras enfermidades.

Por isso, quando o sobrepeso acontece, é preciso reverter o quadro e ajudar o cão a emagrecer. Tudo começa com uma ração saudável e de qualidade, em conjunto com hábitos mais saudáveis. Mas, assim como é difícil para nós emagrecermos, também é para os cães. É preciso muita disciplina e dedicação diária.

Veja o que você pode fazer para ajudar seu cão a emagrecer de uma maneira saudável. 

3 dicas para você ajudar no emagrecimento do seu cachorro

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você não fique achando que seu cachorro está apenas gordinho, o excesso de peso faz mal para todos os animais — e para nós também! 

Por isso, não fique na dúvida, primeiramente leve o peludo até o veterinário para que ele determine se as gordurinhas são normais, se já estão fazendo mal ou se o aumento do peso tem origem em algum problema de saúde.

Assim, caso seja necessária uma intervenção médica, além de uma dieta regrada e hábitos saudáveis, você ficará sabendo e conseguirá ajudar seu melhor amigo o quanto antes.

Depois disso, você pode utilizar as 3 dicas a seguir para ajudar seu cão a emagrecer:

1. Alimentação equilibrada

A dieta do cachorro não é muito diferente da nossa, pois também se resume na redução da quantidade de calorias ingeridas diariamente e na exclusão de alimentos que engordam demais ou que prejudicam a saúde.

No entanto, também é preciso utilizar rações mais saudáveis e seguir as coordenadas passadas pelo veterinário.

2. Descansar e dormir bem 

Outra semelhança do cachorro com nós é a necessidade de um sono de qualidade e momentos de descanso para aliviar o estresse, equilibrar a química e os níveis hormonais do corpo.

Quando os peludos não dormem direito, não conseguem descansar o quanto precisam ou passam diariamente por momentos estressantes, podem ser liberados hormônios e outras substâncias no sangue do cachorro que vão fazê-lo engordar com mais facilidade. 

Portanto, separe um cantinho aconchegante para o cão e nada de perturbá-lo enquanto dorme. O bem-estar estimula os cães, os tornam mais ativos e ajuda diretamente em sua dieta.

3. Coloque o corpinho do seu cachorro para se mexer

Para o cão perder peso, é preciso que ele queime mais calorias do que ingere diariamente. Caso contrário, nada de emagrecimento.

Por isso, reserve um horário todos os dias (mais de um dia, se for possível) para caminhadas, corridas e brincadeiras que farão seu cachorro se exercitar, queimar as calorias e aliviar o estresse.

Uma boa ideia é levá-lo a um lugar com um gramado aberto e sem outros animais, assim você pode soltar a guia da coleira e deixá-lo correr, rolar e pular livremente. Não se esqueça de levar bolinhas e outros brinquedos para tornar a sessão de exercícios uma brincadeira gostosa, com gostinho de quero mais. Seu bichinho vai amar, pode ter certeza.

Colocando essas dicas em prática, muito provavelmente seu cão irá emagrecer. Mas, de qualquer forma, é preciso do acompanhamento de um veterinário, a fim de encontrar os melhores meios para a perda de peso, garantindo a saúde e o bem-estar do animal. 

Assim, você ajudará seu cão a emagrecer com saúde e a ser mais feliz! E então, está esperando o quê para colocar seu peludinho na dieta?

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.