Como fidelizar e aumentar a sua lista de pacientes

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em junho 28, 2022

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Para reter pacientes para sua clínica, você precisa desenvolver estratégias que ajudem a divulgar seu consultório, pois antes do processo de fidelização, você precisa atrair novos clientes. 

Muitos profissionais de saúde ainda acreditam que o investimento publicitário é muito alto para promover suas clínicas, ou que é algo muito complicado e fora da realidade.

No entanto, para divulgar os serviços da sua clínica e atrair mais pacientes, é preciso investir em planejamento estratégico, e não apenas colocar uma fachada bonita nas portas da instituição.

Para que uma estratégia entregue os retornos esperados, ela precisa consistir em uma série de ações que captem a atenção do público, seja anunciando a cobertura de um plano odontologico empresarial — caso você seja odontologista — ou divulgando outros tipos de serviços.

Dentre as estratégias para divulgar sua clínica, podemos destacar:

  • Plano de divulgação;
  • Segmentação do perfil do paciente;
  • Serviço excelente;
  • Estratégias de marketing psicológico;
  • Definição de estratégias ótimas de marketing.

Dessa forma, o planejamento estratégico é muito importante para a divulgação da sua clínica, e para isso, além de valorizar os relacionamentos, você precisa dedicar os recursos certos para atrair novos pacientes e fazer com que eles se sintam da mesma forma em relação ao seu trabalho.

Pensando nisso, neste artigo, falaremos sobre a importância da fidelização dos pacientes e como fazer isso com a sua clínica, independente da sua especialidade. Continue lendo!

A importância da retenção de pacientes

Após usar estratégias para promover sua clínica e atrair novos pacientes, você precisa começar a pensar em estratégias para retê-los.

Quando um paciente em um contrato odontológico comercial gosta de seus serviços, ele definitivamente voltará. 

Portanto, para garantir sua posição no mercado odontológico, é fundamental entender as melhores estratégias para manter os pacientes na clínica. 

No entanto, simplesmente fornecer um ótimo serviço não é o suficiente para levar seus clientes de volta ao seu escritório. 

Por isso, vamos destacar alguns tópicos fundamentais para fidelizar mais clientes:

  1. Saber ter controle com o volume de atendimentos diários

Primeiramente, é importante saber como equilibrar o número de consultas antes de dar aos seus pacientes o melhor atendimento possível — até mesmo antes de pensar se irá oferecer atendimento para plano odontologico para empresas caso você seja dentista ou então, um plano de saúde que atenda outras especialidades.

As consultas são momentos ideais para se conectar com os pacientes e fornecer atendimento personalizado.

Com um atendimento diferenciado, recepção confortável e facilidade de agendamento de consultas, seus pacientes terão seu consultório como referência e poderão encaminhá-lo para outras pessoas além de retornar.

Portanto, podemos dizer que a qualidade de cada atendimento é mais valioso do que o volume de pacientes que você atende por dia.

  1. Ter maior envolvimento com os pacientes

Uma das técnicas de fidelização muito eficazes para os profissionais da saúde é estimular os pacientes a se enxergarem como os responsáveis ​​por sua própria saúde e, assim, na relação entre médico e paciente, eles se tornarem parceiros no processo de tratamento.

Quando um paciente é fiel, ele está mais focado em seu tratamento, pois confia no dentista, por isso, tende a seguir suas orientações para manter seu sorriso em dia.

  1. É mais barato reter pacientes do que atrair novos pacientes

Segundo o especialista em marketing Philip Kotler, reter clientes é mais barato do que investir na atração de novos prospects. O mesmo vale para pacientes em clínicas.

Manter a fidelização do paciente é importante porque mostra a qualidade do seu atendimento — seja ele particular ou por meio de um convenio odontologico empresarial, por exemplo.

Além disso, há a vantagem do marketing boca a boca, feito gratuitamente por seus clientes fiéis. Afinal, quando uma pessoa gosta de um atendimento, ela recomenda para as pessoas próximas.

Evite erros ao usar estratégias de marketing para seu escritório

Independentemente do seu nicho, as estratégias de marketing são uma obrigação hoje para capitalizar o seu negócio. Para a área odontológica, entretanto, deve-se ter cuidado ao planejar e promover essas técnicas.

Isso porque o Código de Ética Odontológica estabelece os direitos e obrigações associados ao uso de estratégias de marketing pelos dentistas.

Portanto, além de seguir princípios éticos, o uso do marketing odontológico deve ser objetivo e ágil.

Você pode focar mais em falar sobre sua clínica e atendimento, como, por exemplo, explicar como funciona plano odontologico empresarial do que falar sobre valores e detalhamentos específicos.

Dentre as práticas que podem levar a penalidades do CFO (Federal Dental Commission), podemos destacar:

  • Oferecer cartões de sócio para descontos;
  • Oferecer prêmios ou brindes;
  • Anuncie o preço e a forma de tratamentos não comprovados;
  • Imagens atraentes antes e depois;
  • Falar sobre especialidades que os dentistas não possuem;
  • Criticar técnicas utilizadas por outros dentistas.

Então, seja promovendo o plano dentario empresarial, ou promovendo uma profissão que acontece em seu consultório, o processo deve ser conduzido de forma profissional, sempre respeitando a ética.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

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