Aparelho ortodôntico: O que você precisa saber antes de colocá-lo.

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em maio 27, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Ao pensarmos em aparelho ortodôntico, automaticamente pensamos nos fixos e metálicos, mas engana-se quem pensa que essas são as únicas opções. 

Hoje em dia, com a tecnologia avançada nos consultórios odontológicos, podemos perceber que foram criadas diversas opções de tratamentos ortodônticos, desde os fixos, móveis, autoligados, transparentes e de materiais mais discretos como porcelana e safira. 

Antes de colocar um aparelho, é necessário entender quais são as suas necessidades, e isso apenas um especialista em ortodontia irá saber como avaliar, levando em consideração sua rotina, problemas bucais, dentição desalinhada, má oclusão entre outros. 

Você quer saber qual a melhor opção de aparelho no seu caso, e todos os tipos que a odontologia e ortodontia oferecem? 

Continue a leitura para entender mais! 

O que é aparelho ortodôntico? 

O aparelho ortodôntico ou dental é um dispositivo capaz de promover o alinhamento dos dentes, encaixe de mordida, correção de ossos maxilares e tudo para dar uma qualidade de vida maior para os indivíduos. 

Além do aparelho dental ser utilizado para fins de saúde, uma das maiores procuras dele também é devido a fins estéticos.

Dentro da modalidade da ortodontia, existem inúmeras possibilidades de aparelhos dentais, dentre eles estão os fixos e os móveis. 

O aparelho dentário móvel normalmente é utilizado após o uso contínuo do fixo, seguindo o tratamento e fazendo com que os dentes não se movam para o lugar errado novamente. 

Quem irá indicar o aparelho correto para o seu caso é sempre um dentista especializado na área de ortodontia. 

Cada pessoa tem suas particularidades e motivos para utilizar o aparelho ortodôntico. Com exames apropriados, será possível saber qual irá se encaixar no seu problema, avaliando critérios como saúde bucal, possibilidades de pagamento e tempo de tratamento. 

Quais os tipos de aparelho ortodôntico? 

Como vimos, existem inúmeras possibilidades de aparelhos ortodônticos no mercado odontológico, entre eles, estão: 

  • Aparelho fixos tradicionais; 
  • Aparelhos móveis; 
  • Aparelhos fixos estéticos; 
  • Alinhadores invisíveis; 
  • Aparelho autoligado.

Cada um deles têm uma função específica e funcionalidade. Descubra a de cada um. 

  1. Aparelho fixos tradicionais

São os mais comuns, e é o primeiro que pensamos quando falamos sobre uso de aparelhos na clínica odontologica, e podem ser utilizados na maioria das vezes em diversos casos. 

Ele é aplicado para realinhar os dentes através dos movimentos de forma gradual. Suas características incluem borrachinhas, fios e braquetes metálicos. 

Os fios agem ligando as bandas e os braquetes, gerando uma tração entre os dentes, assim permitindo a movimentação dentária necessária para o tratamento. Ele é um aparelho mais acessível, o seu preço é menor comparado aos outros.

Mesmo com tantas opções de tratamento, o aparelho fixo tradicional ainda é um dos mais procurados nas clínicas odontológicas sp e cidades do Brasil todo. 

  1. Aparelhos móveis

É outro tipo de aparelho muito conhecido, normalmente utilizado em crianças e em casos de o indivíduo ter a arcada recuada e mordida aberta. 

Ele funciona para alinhar os dentes e na correção de problemas de mastigação e fala, mantendo o direcionamento ósseo fácil para preparar a posição certa.

O aparelho móvel é uma placa removível feita de acrílico e resina juntamente com fios de aço para fazer a movimentação dos dentes e posicionamento do maxilar, podendo ter vários desenhos, dependendo do problema de cada paciente. 

  1. Aparelhos fixos estéticos 

Esses aparelhos têm a mesma função do fixo tradicional, com um detalhe a mais que é a priorização da estética.

Ele é feito para pessoas que não querem aparentar estar com um sorriso metálico e borrachinhas coloridas. 

Com isso, surgiu o aparelho estético que é feito a base de porcelana ou safira. Ele tem as borrachinhas da cor branca leitosa, e o de safira, transparente. Os preços são mais caros que os tradicionais, devido ao padrão diferenciado dele. 

  1. Alinhadores invisíveis 

É um dos alinhadores mais procurados no consultório dentista, pois é discreto e móvel, não alterando a estética do sorriso. 

Ele consegue movimentar os dentes, alinhando eles por completo. É feito de uma forma personalizada para cada paciente, com diversas placas transparentes para serem usadas durante o tratamento. 

Seu preço ainda é alto, devido as tecnologias aplicadas. 

  1. Aparelho autoligado

O autoligado é a evolução dos aparelhos fixos, tendo um aspecto mais discreto por não conter as tão famosas borrachinhas, sendo apenas feito por arcos metálicos que são mais finos do que o tradicional. 

Com ele, a movimentação dos dentes é mais rápida do que o fixo, levando assim, menos tempo no tratamento. 

Quais os benefícios do seu uso? 

A função de todo aparelho é alinhar os dentes, melhorar a mordida e a qualidade de vida.

Mas, os maiores benefícios que o uso dele pode trazer é a autoestima renovada, melhora na mastigação e respiração, prevenção de desgastes, melhora na dicção e a correção de espaços na dentição.

Busque informações com seu dentista de confiança e veja qual  a melhor opção do mercado odontológico para o seu tratamento, e mantenha sempre um sorriso saudável e belo! 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.